Alimentos que melhoram o desempenho esportivo do Cérebro

É comum que as pessoas que praticam exercícios associem a fadiga a um problema cardíaco, pulmonar ou muscular. Um número cada vez maior de estudos, no entanto, indica que boa parte do cansaço é determinada pelo cérebro. Ou seja, o humor influencia o resultado final do exercício. Samuel Máncora, pesquisador da Universidade de Kent, Inglaterra, realizou uma série de experimentos que confirmam isso.

Graças a essas pesquisas, sabemos hoje que o cérebro é um fator fundamental na melhoria do desempenho físico. É por isso que os psicólogos esportivos aconselham treinar tanto a mente como o corpo, e colocar em prática certas estratégias de automotivação que permitam otimizar a função geral do cérebro. Criar hábitos alimentares saudáveis é uma dessas estratégias.

O corpo é uma máquina que precisa da energia fornecida pelos alimentos para se movimentar e se recuperar. Quanto melhor é a alimentação, maior é o rendimento. A dieta de qualquer atleta deve incluir três elementos fundamentais: carboidratos, proteínas e gorduras. Por exemplo, se um atleta pratica musculação, é essencial consumir proteínas antes e depois da atividade, para que o organismo produza os aminoácidos que reparam e fortalecem o tecido muscular. Se o exercício for aeróbico, o fator essencial será a hidratação (embora seja importante tomar água ao longo de toda a atividade física).

Quem treina regularmente deve consumir a quantidade adequada de antioxidantes, proteínas, carboidratos, Omega-3 e vitaminas. Abaixo os produtos que devem ser consumidos regularmente:

  • Amêndoa;
  • Banana;
  • Atum e Salmão;
  • Verduras e Legumes;
  • Ovos;
  • Massa Integral;
  • Proteínas do Soro (presentes do leite e outros lacticínios);
  • Chocolate;
  • Cereais;
  • Laranja.

Fonte: Discovery Brasil
Matéria retirada do site: MTB Brasília

Circuito dos Cicloturismo

O Cicloturismo é uma modalidade de turismo na qual seu praticante usa a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem. O cicloturista aproveita a paisagem e interage com as pessoas de uma forma que somente a bicicleta pode proporcionar, além de praticar exercício e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Uma das formas mais estimulantes de se praticar o cicloturismo é através de Circuitos de Cicloturismo, roteiros oficialmente instalados, que oferecem suporte de informações e serviços, com extensão variável a ser cumprido em mais de um dia.

(Fonte: http://www.clubedecicloturismo.com.br/artigos/artigos.html)

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